top of page

Dia Mundial da Internet

Foi nos anos 1960 que começou a desenhar-se aquela que viria a tornar-se num dos avanços mais importantes da humanidade.



Fonte: Google


Hoje é o Dia Mundial da Internet. A ONU assinala a data (antigamente designada de Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade) desde 2006.


O início remonta a 1960, nos EUA, durante o projeto Advanced Research Projectos Agency Network (ARPANET), desenvolvido pela agência governamental ARP (hoje designada de DARPA).


O objetivo era, aparentemente, simples: ligar os computadores de instituições de investigação fundadas pelo Pentágono com recurso às linhas telefónicas. A meta era criar um sistema de comunicações sem uma base, sede ou núcleo, uma necessidade criada pela Guerra Fria e pelo receio de um ataque exterior, partilhando informações ao longo de grandes distâncias. A ARPANET começou a funcionar em 1969.


Mas só em 1973 os engenheiros de software Vint Cerf e Bob Kahn que criaram os standards TCP/IP, os quais se viriam a tornar essenciais para a próxima geração da internet, que começou a funcionar em 1983.


Mas seria só nos anos 1990, com abraço da World Wide Web, , por Tim Bernes-Lee, que a Internet começou da forma como hoje conhecemos.


Hoje em dia, 5,4 mil milhões de pessoas usam a Internet em todo o mundo (população mundial é superior a 8 mil milhões de pessoas). A maior parte da população sem acesso à internet reside nos países do Sul da Ásia e em África.



Este texto foi escrito por: Pedro Correia ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Comentarios


bottom of page